Garbage Can’t : Política Pública de Resíduos Sólidos com foco na atuação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tavares, Breno.

4425 palavras 18 páginas
Título:

Garbage Can’t : Política Pública de Resíduos Sólidos com foco na atuação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Estudante: Breno Tavares Guimarães
Matrícula:20102530003

Introdução:
Neste artigo abordarei sobre a política pública de resíduos sólidos, a importância que o Estado enquanto ator decisional tem sobre as escolhas de resolução do problema.
O foco do artigo posteriormente recai sobre a questão do aterro de Gramacho e a tomada de decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Entendo a questão do lixo urbano em pleno colapso com todo o entremete social e compreendo que há inúmeras soluções plausíveis.
Bases Teóricas:
Pretendo com este artigo analisar a atuação da política pública de resíduos sólidos urbanos da prefeitura do Rio de Janeiro, sobre principalmente às bases teóricas de Celina Souza e Jhon Kingdon.
Compreendo e aponto, sob a conclusão de Celina Souza, que o principal foco de análise das políticas públicas são a identificação do tipo de problema que essa política visa a corrigir; a chegada do processo ao sistema político e a sociedade; o processo ocorrido nessas duas arenas e as instituições/regras que irão modelar a decisão e a implementação dessas políticas
O modelo “Garbage Can”, utilizado por John Kingdon e apontado por Celina Souza, apresenta relação com o caso referente à ação da prefeitura do Rio frente ao Aterro de Gramacho. O modelo compreendesse por entender que as escolhas da política são feitas como se tivessem sido retiradas de uma grande lata de lixo. Porque há muitos problemas e poucas soluções, então o que acontece é que a solução surge, vai-se na lata de lixo e acha-se o problema que corresponde a ela. O problema no caso apontado, é que caso se foque em apenas um problema e não no conjunto que ele representa, causa um novo colapso e surgimento de novos problemas.
Entendo que o principal responsável e organizador de ações e resoluções das questões do resíduo urbano é a prefeitura do RJ no

Relacionados