História
CURSO HISTÓRIA - 3º SEMESTRE
ALUNO: PLINIO GUSTAVO LOMBARDI
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
PROFESSOR: MARCELO DELLA JUSTINA ARRUDA
MENDONÇA, Eduardo Prado de. O Mundo precisa de Filosofia. 4° Ed. Editora Livraria Agir. Rio de Janeiro. 1984. (Material fotocopiado).
A principal diferença entre os homens e os outros animais é a utilização do aprendizado em situações não condicionadas. Ou seja, só o ser humano tem a capacidade de aplicar todo conhecimento adquirido ao longo da sua vida, tanto numa esfera cientifica quanto numa empírica, na sua realidade cotidiana, e em diversos campos de atuação, sejam eles: social, cultural, econômico, ou político.
Logo, a filosofia se faz importante, pois é dela que surgem as idéias formadoras da individualidade e, conseqüentemente, do convívio em sociedade. Durante todo o processo evolutivo da humanidade, há os indivíduos que dominam e os que são dominados. Partindo desta premissa, o homem se construiu no conceito de que a principal forma de liberdade estivesse ligada diretamente com o acumulo de riqueza, a qual frutifica o poder. Poucos foram os que se abstiveram, ou não se preocupavam com o acumulo de riqueza, e puderam analisar a sociedade, e desta forma contribuir de outras maneiras, as quais incluem-se a filosofia.
Muito embora, atualmente, haja uma escassez de filósofos devido ao modo de produção capitalista (que se preocupa em formar técnicos pragmáticos, em vez de humanos pensantes), ainda existem alguns homens que se preocupam em difundir o pensamento filosófico. Sabe-se que para se constituir um sujeito dotado de conhecimento filosófico, é necessário uma gama de conhecimento extensa, o que para uma maioria condicionada à praticidade e ao imediatismo, se faz inócuo devido a dinâmica social que já forma o individuo à respostas prontas.
A filosofia transforma o individuo, pois o faz pensar e fornece um cabedal de conhecimento capaz de discernir,