História
Escolha uma: a. Gestão. b. Planejamento. c. Administração. d. Organização.
2 - Quando Munin afirma que: “a autonomia da escola merece ser analisada fora da contradição proposta pelo discurso neoliberal/conservador entre o “controle do Estado” e a “liberdade” dos atores da escola. Porque, em que pese ser um tema que parece tão pedagógico, tal como do domínio cotidiano da escola e dos professores, trata-se de um tema político”, isto que dizer que:
Escolha uma: a. nenhuma das anteriores. b. A liberdade dos atores da escola permite um melhor desempenho das atividades, e conseqüentemente, de resultados. c. A contradição entre o controle do Estado e a liberdade dos atores da escola não permite avanços no desenvolvimento da escola. d. Há uma falsa impressão de ausência do controle do Estado que continua centralizando decisões, mas transmite responsabilidades aos atores da escola.
3 - A gestão apresenta alguns modelos identificados por Casassus como “marcos conceituais”. O modelo que ganhou contorno no início dos anos de 1990 e que preza pela diminuição da burocracia e melhoria no produto final, redução dos custos, aprendizagem contínua, aumento da produtividade, criatividade nos processos, é:
Escolha uma: a. normativo. b. estratégico. c. qualidade total. d. reengenharia.
4 - As políticas educacionais, baseadas na política neoliberal, concebem a autonomia da escola como forma de melhorar o desempenho da escola. Contudo, a responsabilidade pelos erros e acertos vem passando para:
Escolha uma: a. o Estado. b. os professores. c. os diversos atores da escola. d. a direção.
5 - A gestão em Educação absorve em grande medida os modelos já empregados no mercado. Segundo Casassus, as tendências dos modelos permitem