História
CURSO APROVEITAMENTO PEDAGOGIA
Turma:IV
Pólo: Colégio Légis
SHIRLEI LUNA CAVALCANTI
Disciplina: Ética Educação
Professor Fernando Nogueira de Paula Sanches
ARAÇATUBA – SP
01/02/2014
1° parte
Explanação do conteúdo: Ética e Educação
A educação brasileira vive um caos, as pessoas ligadas à educação não negam e apresentam projetos da Secretária da Educação com resoluções de longo prazo, isso é perverso, precisamos de soluções pra ontem.
O professor aparece como figura principal, onde participa diretamente na formação de cidadãos, e como figura principal é visto sempre pela sociedade como culpado de tudo, não atendem a observar as condições precárias de trabalho, salários indignos, prédios precários, faltam materiais de apoio , e ainda atentam em culpar o professor pelo fracasso no qual não recebe condições favoráveis
Perante a sociedade a culpa sempre é do professor, não atentam a observar para onde está indo o dinheiro que deveria ser da educação. Será que estão sendo aplicados como deveriam? Enquanto a educação está raquítica e seca vemos campos de futebol sendo construídos em tempos recordes, e nossos países investindo em países no exterior , enquanto somos vitimas do descaso e do abandono.
A ética abre caminhos para enxergarmos o momento, algo sumiu do sistema democrático, estamos parados sem agir, devemos estar atentos e preocupados em “SER” um ser humano solidário, interativo e coletivo acima de tudo preocupados com o futuro de nosso povo.
Questões:
1. Ética e moral é a mesma coisa? Explique.
Resp: Não, ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social e moral é um conjunto de regras íntimas que delimitam o bem do mal.
2. Como você diferencia a ética teleológica da ética deontológica?
Resp: A ética teleológica investiga qual é o fim do próprio homem e o bem próprio do homem, ética deontológica estabelece princípios de fundamentação a partir do qual as