história
DOMINGOS PELLEGRINI
As batalhas do Castelo
6ª edição ilustrações de
Rogério Borges
Coleção Veredas
2
Coordenação editorial: Maristela Petrili de Almeida Leite
Preparação de texto: Christina A.B. Verderesi
Capa e ilustrações: Rogério Borges
Composição: Linoart
Dados de Catalogação na Publicação (CIP) Internacional
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
P441b
Pellegrini, Domingos, 1949As batalhas do castelo / Domingos Pellegrini; capa e ilustrações de Rogério Borges. — São Paulo : Moderna, 1987.
(Coleção veredas)
1. Literatura infanto-juvenil I. Borges, Rogério. 1951- II. Título. III. Série.
87-1560
CDD-028.5
Índices para catálogo sistemático:
1. Literatura infanto-juvenil 028.5
2. Literatura juvenil 028.5
Todos os direitos reservados
EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Afonso Brás, 431
Tel.: 531-5099
CEP 04511 - São Paulo - SP - Brasil
1989
Impresso no Brasil
3
SUMÁRIO
4
1. A herança real
Mais ou menos lá pelo meio da Idade Média, mesmo o reino mais medíocre tinha seus castelos, suas cortes com príncipes e princesas, duques e condes, viscondes e arquiduques e assim por diante, todos com seus criados e pagens, amas e babás, cachorros e cavalos, pombos e falcões. As cortes eram protegidas por cavaleiros, tropas de arqueiros e lanceiros, todos alimentados, por pelotões de cozinheiros e padeiros, nos castelos cercados de ovelhas e pastores, as ovelhas engordando para morrer e os pastores tão magros que nem pareciam viver.
A vida não era muito alegre e fácil lá pelo meio da Idade Média, mas mesmo a menor das cortes tinha seus artistas, que viviam de divertir os poderosos: músicos, poetas, pintores, dançarinos, atores, sempre borboleteando em volta dos banquetes, elogiando a feiúra das marquesas, desmanchando com graças a carranca dos barões, alisando com pincéis as rugas dos reis, tocando sempre as músicas que mandavam tocar, dançando até os ossos estalarem de velhice. E mesmo a corte com menos