História
O filme é baseado no período de colonização,numa época em que órfãos vindas de conventos de Portugal eram obrigadas a se casarem com portugueses que estavam no Brasil,onde esse matrimônio a mulher era propriedade dos maridos, onde o homen que quisesse se esposar teria obrigações com a igreja,como o dote.
E assim por consequência a igreja evitaria o nascimento de filhos de portugueses com as índias ( miscigenação ). A personagem principal do filme Oribela,que era uma órfão vinda de um orfanato de Portugal muito religiosa,não aceitava as situações na qual teria que se submeter e com isso foi muito castigada.
Numa das tentativas de casar Oribela a mesma cuspiu no rosto de um pretendente e com isso recebeu um castigo,mesmo assim Oribela teve um novo pretendente e acabou se casando com Francisco.
No discurso de casamento os padres são bem claros” A ESPOSA DEVE SER SUBMISSA AO MARIDO E RESPEITÁ-LO ASSIM QUE ISSO NÃO OCORRA ELA SERÁ CASTIGADA”. Numa das cenas fica retratado o discurso do matrimônio,onde Oribela é chamada por seu marido Francisco para escolher uma mercadoria que tinha vinda de um mercador “Ximeno” para lhe presentear,Oribela então escolhe a mercadoria que está mais perto das mãos do mercador Ximeno,e quando o mesmo vai embora,Oribela leva uma surra e é obrigada a ter relações com o marido,pois desde o casamento não havia tido nenhuma relação alegando a se sentir mal e para que pudessem se conhecer melhor. Por não aceitar essas situações, Oribela então tentou retornar por várias vezes a sua pátria, sem êxito ela foi capturada por seu marido e desta fez foi muito mais castigada,além de levar uma surra Oribela ficou acorrentada por dias,depois do castigo Oribela venha a se tornar uma boa esposa,mais sua intenção era guardar uns trocados para uma nova tentativa de fuga,nesse meio tempo vemos que na propriedade de Francisco habitavam sua mãe e uma menina com problemas mentais , Francisco e sua mãe tinham uma