História
Nos princípios do século XX as principais potências europeias voltaram-se para a África em busca de novos mercados e de matérias-primas, o que originou que se acentuassem as rivalidades nacionalistas, pondo em perigo a paz.
A Política das Alianças
Devido às rivalidades históricas dos principais países europeus, estes começaram a aliarem-se temendo o futuro e para assim melhor sobreviverem.
Então apareceram:
Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria, Hungria e Itália)
Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia)
que constitui o início da I Guerra Mundial, que foi o primeiro grande conflito à escala mundial.
A Intervenção dos E.U.A. e a Vitória dos Aliados
Após os 3 primeiros anos de lutas, pouco se progredia belicamente tanto de um lado como do outro. Então, a partir de 1917, os E.U.A. entraram na guerra a favor dos aliados (a Rússia entretanto tinha desistido) e com as forças renovadas os aliados venceram. O armistício foi acordado em 1918.
Uma Paz Precária: O Novo Mapa Político da Europa
Já depois de assinado o armistício tanto os países vencedores como os vencidos não se entendiam. Queriam sempre mais e novo mapa político surgiu na Europa. O Tratado de Versalhes foi o documento mais importante para tentar manter a paz na Europa. Por isso, para que a paz continuasse os americanos alvitraram que se criasse a Sociedade das Nações, onde seriam discutidos todos os problemas internacionais. Estas boas intenções não resultaram e poucos anos depois nova guerra mundial rebentou.