História
2- Criollos - Elite colonial, descendentes de espanhóis, nascidos na América, grandes proprietários rurais ou arrendatários de minas, podiam ocupar cargos administrativos ou militares inferiores.
Chapetones - eram os homens brancos, nascidos na Espanha e que vivendo na colônia representavam os interesses metropolitanos, ocupando altos cargos administrativos, judiciais, militares e no comércio externo.
3- Apresentou um projeto de constituição onde propunha a criação de um grande estado, mediante a união da Venezuela, Nova Granada e Quito, o hoje Equador, sob o nome de Grande Colômbia. Nos três anos seguintes obteve sucessivas vitórias, atravessou os Andes, conseguiu o triunfo decisivo em Boyacá, e três dias depois entrou vitorioso em Bogotá.
4- A Inglaterra passou a ter direito sobre o comercio de escravos, tendo o comércio direto com as colônias, mantendo assim uma grande relação comercial.
5- A Indepencia do Haiti foi diferente das outras do continente porque foi a única movida por escravos.
6- 6-Unificação Italiana- A alta burguesia desejava a unificação porque garantiria que eles pudesse concorrer com um mercado externo. Tinha mais sentido liberal.
Unificação Alemã- O desejo era que a unidade nacional pudesse ser notada, principalmente nos meios acadêmicos e literários.
Otton Von Bismack Conseguiu alianças importantes e planeou uma série deações diplomáticas que asseguraram a posição da Alemanha e a paz na Europa.Também nessa altura, iniciou uma série de reformas administrativas, criandouma unidade monetária comum, um banco central e um código civil e criminal.
Camilo