História
Em música, missa é uma composição religiosa feita para se tocar na celebração principal do culto Católico, também chamado de missa, daí o nome da composição. Sua estrutura, bem como a letra é pré determinada e nunca muda.
Réquiem significa repouso, descanso. Missa de réquiem é o ofício que se faz pelos mortos, ou seja, uma missa fúnebre. Sua estrutura é modificada por ser uma celebração especial.
O PAS cobra duas partes da Missa de Réquiem de Mozart, o Kyrie e a Lacrimosa, por isso vou colocar a letra e tradução dessas duas partes:
1. Kyrie
Kyrie eleison (Senhor Senhor, tem piedade) Christe eleison (Cristo, tem piedade) Kyrie eleison (Senhor, tem piedade)
2.Lacrimosa
Lacrimosa dies illa, Qua resurget ex favilla. Judicandus homo reus: Huic ergo parce, Deus. Pie Jesu Domine, Dona eis requiem. Amen.
Tradução: Dia de lágrimas, aquele em que o homem pecador renasce de sua cinza para ser julgado.Tende, pois, piedade dele, Deus. Ó misericordioso Jesus, ó Senhor, concedei- lhe o repouso eterno. Amém.
Agora falando sobre Mozart:
Wolfgang Amadeus Mozart foi o grande compositor do período Clássico. Nas outras artes, na literatura e na história, esse período é estudado como Neoclássico. É influenciado pelos ideais do Iluminismo, erguia-se a bandeira do racionalismo e surgiu novamente um interesse pela cultura da Antiguidade Clássica. Isso ocorreu no século XVIII.
A música Clássica (com “c” maiúsculo se refere ao período) busca a simetria e o equilíbrio. As melodias exageradamente ornamentadas como no Barroco são substituídas por melodias mais simples buscando maior clareza e objetividade.
Tem um blog que traz umas curiosidades dobre a obra. Repetindo traz CURIOSIDADES a verdade que se tem sobre essa obra é que Mozart morreu antes de conclu'i-la. Seu discípulo foi quem a terminou. http://handofdomm.blogspot.com/2009/01/missa-de-requiem-wolfgang-amadeus.html A Obra:
Missa de Requiem - Mozart (Kyrie)