História
Professor: A. Macedo Data: 09/10/2013
Alunos: Clara Caroline Joyce Medeiros João Elias Paulo Vinicius Matheus Anderson
Seminário de historia (parte escrita)
Islamismo- expansão árabe e conflitos sociais
Islamismo pelo mundo
Atualmente é a segunda maior religião do mundo, tem crescido muito nos últimos anos, esta presente em todos os continente. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África.
Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais: sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.
Sunitas: defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.
Xiitas : alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.
Inicio do islamismo
Teve inicio quando Maomé, um comerciante de cidade de Meca, na península Arábica, se retirou para as montanhas para meditar no ano 610. Na caverna, situada no Monte Hira, onde recebeu a visita do anjo Gabriel, que lhe mandou recitar versos que lhe teriam sido enviados por Deus e lhe comunicou que ele, Maomé, fora escolhido para ser o último profeta enviado por Deus à