História
No dia 3 de agosto de 2013 a turma fez um passeio ao centro histórico do Rio de Janeiro, quando chegando à Central do Brasil fomos caminhando e nos deparamos com o morro da providência.
O Morro da Providência que antigamente chamava-se morro da favela foi a primeira favela a surgir no Rio de Janeiro, os primeiros moradores foram soldados que lutaram na Guerra dos Canudos e viajaram para o Rio com a promessa de ganharem casas, mas não foi o que aconteceu, por isso se acamparam nesta região.
Dali, fomos para o Cemitério dos Ingleses.
O Cemitério dos Ingleses foi construído em 1811 para atender a parcela de protestantes que moravam no Rio, no país de origem esses protestantes tinham o costume de enterrar seus entes dentro das igrejas ou nos arredores, costume que não é seguido no Brasil por isso foi necessário construir um cemitério como um local santo assim como as igrejas.
Depois passamos em frente o Centro Cultural José Bonifácio
O Centro Cultural José Bonifácio foi inaugurado em 1877 por Dom Pedro II sendo o primeiro colégio público da América do Sul, hoje o Centro Cultural José Bonifácio está fechado para obras do Porto Maravilha do Governo do Estado.
Seguimos para o Instituto Pretos Novos.
Lá no Instituto Pretos Novos também conhecido como Cemitério dos Pretos Novos foi descoberto em 1996, no local existia uma casa que passou por reformas e nessas reformas foram encontradas ossadas humanas, Segundo a história antes de ser construída a casa o local era um terreno abandonado e nesse terreno eram ‘descartados’ os corpos de escravos que vinham de outros lugares e não sobreviviam as viagens.
Fomos para o Cais da Imperatriz
O Cais da Imperatriz uma das mais antigas edificações da Zona Portuária. Erigida em 1856, era originalmente uma cocheira onde os comerciantes que se destinavam aos numerosos armazéns e trapiches das cercanias da Gamboa e da Saúde, estacionavam seus cavalos, caleças e carruagens.
Por fim