História
O oriente próximo: * Berço da revolução agrícola * Cenário de grandes sociedades que se formaram a partir de 3.000 a.C * Em 7.000 a.C já existiam na região comunidades sedentárias com subsistência baseada na agricultura.
Crescente fértil: * Faixa de terra que se estende do norte da áfrica até o golfo pérsico * Irrigada pelo rio Jordão, Nilo, Tigre e Eufrates. * A terra era propicia para a pratica de agricultura e criação de animais * Essas condições capacitaram as sociedades locais a produzirem excedentes agriculas.
Sociedades que se destacaram pelo estabelecimento na região: * Egito * Mesopotâmia * Essas sociedades desenvolveram um sistema complexo de irrigação. * As atividades econômicas se diversificaram.
O Egito era considerado antigamente como uma dádiva do Rio Nilo por que: * suas águas geravam condições para a introdução e expansão da agricultura * a formação das primeiras cidades no inicio do primeiro milênio ocorreu: * A unificação política das diversas comunidades. * Resultou na origem do Egito.
Desde esse período até 300 A.C houve dinastias que são organizadas em três grandes períodos:
Antigo império( 3.150 A.C e 2.400 A.C): * Se consolidou a fusão entre os reinos do norte e do sul. * Poder centralizado na cidade de Mênfis. * Esse período é conhecido como império mênfita. * Em 2.400 o poder do Faraó se enfraqueceu.
Médio império( entre 2040 A.C e 1.580 A.C) : * A unidade entre o norte e o sul foi reforçada com o deslocamento do poder para Tebas * Expansão do império em direção a Núbia. * Fase conhecida como primeiro império Tebano. * Acabou com a conquista do Egito pelos Hicsos.
Novo Império( entre 1.580 A.C e 1.805 A.C): * Período de prosperidade * Expulsão dos hicsos * Reunificação do Egito pelo Faraó Tebas
Escrita * Surgiu em 3.000 A.C a primeira escrita hieroglífica. * Reservada para