História
A compreensão das relações entre passado e presente é HISTÓRIA , disciplina que se dedica ao estudo das vivências humanas em épocas e lugares distintos. Os sentidos da palavra história é polissêmica, isto é , possui diversos significados:
FICÇÃO – os livros, as novelas, os filmes, muitas vezes inventadas simplesmente para nosso entretenimento.
PROCESSO VIVIDO – o conjunto de acontecimentos e das experiências que ocorre no dia a dia, essa história integra a memória (recordações) das pessoas que a viveram.
ÁREA DE CONHECIMENTO – a produção de um conhecimento que procura entender como os seres humanos viveram e se organizaram desde o passado mais remoto até os dias atuais.
Os historiadores buscam obter informações ou indícios sobre ideias e realizações humanas no decorrer do tempo. As fontes históricas podem ser classificadas de várias maneiras : recentes ou antigas , privadas ou públicas etc .
FONTES ESCRITAS – registros em formas de inscrições, cartas, letras de canções, livros, documentos públicos ou particulares entre outros;
FONTES NÃO ESCRITAS – registros da atividade humana, como vestimentas, armas, utensílios, pinturas etc.
Durante muito tempo, os historiadores utilizavam principalmente as fontes escritas para fundamentar as pesquisas históricas. Atualmente, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias (como televisão, rádio, cinema, DVD, computador).
Os historiadores procuram reconstituir as formas de viver em uma sociedade, propor interpretações sobre como diversas ações humanas desencadearam mudanças ou tiveram continuidade, o trabalho do historiador consiste, portanto, em perceber e compreender esses processos, isso significa que estudar a história é uma maneira de adquirir consciência sobre a trajetória humana. Acreditamos que ao interpretar e escrever sua história, o historiador também vive seu tempo e seu contexto histórico, assim, o trabalho que o historiador elabora depende de uma série de concepções que ele desenvolve. Em