Eletricidade geral corrente alternada
PRINCÍPIOS DA CORRENTE ALTERNADA
1 - FORMAS DE ONDA
A representação gráfica da variação de um parâmetro elétrico (tensão, corrente, potência, etc) em função do tempo é chamada forma de onda.
Podemos dizer que forma de onda é um gráfico de e X t, i X t e p X t.
1.1 · Corrente Contínua
Se a corrente não varia no tempo e nem troca a sua polaridade, diz-se que a sua forma de onda é contínua, ou seja, é uma corrente contínua (CC ou DC), podendo ser corrente contínua pura ou ondulada.
Observando a figura 1 (a) a corrente não varia de sentido, a grandeza é constante e chamamos de corrente contínua pura.
Na figura 1 (b), a corrente não varia de sentido, só variando a grandeza, e chamamos de corrente contínua ondulada.
[pic]
1.2 · Corrente Alternada
Se a corrente varia e troca a sua polaridade a intervalos regulares de tempo, diz-se que é uma forma de onda alternada, ou uma corrente alternada (CA ou AC), podendo ser com forma determinada, tipo senoidal, quadrada, etc, (figura 2(a)) e forma distorcida (figura 2(b)).
[pic]'
2 - FORÇA ELETROMOTRIZ ALTERNADA SENOIDAL
Uma das formas de onda mais utilizadas em Eletrotécnica e Eletrônica é a senoidal, gerada pelos alternadores das centrais elétricas (hidroelétricas, termoelétricas, termonuclear, etc).
Se movimentarmos um condutor qualquer dentro de um campo magnético f«o irá aparecer entre seus extremos uma f.e.m. induzida, de acordo com a regra da mão direita Como mostrado na figura 3(a), a bobina ab gira num campo uniforme, com velocidade constante.
É induzida uma f.e.m. na bobina, com valor variando conforme a posição no fluxo magnético (figura 3(b) e (c)).
[pic]
Tomando-se a bobina ab como referência, verifica-se que quando ela estiver na posição 0°, a f.e.m. induzida será zero, uma vez que está se movimentando paralelamente ao fluxo magnético de imã permanente. Quando a bobina se movimenta, a partir de 0° começará a cortar os fluxos magnéticos e em 90° a f.e.m. será