HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Esta língua não dispõe de um território contínuo, mas devastos territórios separados, em vários continentes, e não é privativa de uma comunidade, mas é sentida como sua, por igual, em comunidades distanciadas. Por isso, apresenta grande diversidade interna,consoante às regiões e aos grupos que a usam. Mas, também por isso, é uma das principais línguas internacionais do mundo.
É possível ter percepções diferentes quanto à unidade ou diversidade internasdo português, conforme a perspectiva do observador. Quem se concentrar na língua dos escritores e da escola, colherá uma sensação de unidade. Quem comparar a língua falada de duas regiões (dialetos) ougrupos sociais (socioletos) não escapará a uma sensação de diversidade, até mesmo de divisão.
Unidade
Uma língua de cultura como a nossa, portadora de longa história, que serve de matéria primae é produto de diversas literaturas, instrumento de afirmação mundial de diversas sociedades, não se esgota na descrição do seu sistema lingüístico: uma língua como esta vive na história, nasociedade e no mundo.
Tem uma existência que é motivada e condicionada pelos grandes movimentos humanos e, imediatamente, pela existência dos grupos que a falam. Significa isto que o português falado emPortugal, no Brasil e na África, pode continuar a ser sentido como uma única língua enquanto os povos dos vários países lusofalantes sentirem necessidade de laços que os unam. A língua é, porventura, omais poderoso desses laços. Diz, a este respeito, o lingüista português Eduardo Paiva Raposo: