História e Caracteristicas do Vidro
A história do vidro começou desde muito tempo atrás, pode-se destacar que os egípcios em 5000 a.C. já fabricavam e utilizavam vidros. Mas foi no ano de 250 a.C. na Síria, as técnicas de fabricação se desenvolveram, quando os sírios inventaram a técnica do vidro soprado desenvolvendo a atividade vidreira, melhorando na qualidade e na diversidade dos produtos, principalmente na fabricação de frascos e garrafas, difundindo essa técnica pelo mediterrâneo, pela Europa ocidental e Oriente e com isso popularizando o vidro em meio a sociedade.
O uso de vidros nas janelas era restrito as casas patrícias e as igrejas, devido a sua complexidade da produção naquela época.
Por volta de 1200 d.C. juntamente as Cruzadas o vidro foi difundido na Europa, a cidade Europeia de Veneza foi a primeira que ganhou um enorme destaque devido a sua indústria vidreira, ela tinha o monopólio do vidro. Até adotarem fornos e tecnologias novas em outros lugares do mundo como a Inglaterra, a França, a Alemanha, e muitos outros lugares, que foram desenvolvendo a sua tecnologia, formando novos tipos de vidro, cada vez mais utilizados no mundo todo e que são utilizados até os dias de hoje.
A história do vidro no Brasil iniciou-se a partir das invasões holandesas, quando a primeira oficina de vidro foram montadas em Olinda. A oficina que fabricava copos, jarras, frascos e vidros para janelas, não teve vida longa, pois foi fechada com a saída dos holandeses das terras brasileiras. Mas foi no ano de 1810 que o vidro voltou a fazer sucesso na economia do Brasil, quando D. João permitiu a instalação de uma fábrica de vidros em Salvador, BA, esta que também não teve longa duração, sendo fechada em 1825 devido aos conflitos em busca da independência. Pouco tempo depois italianos fundaram a Fábrica Nacional De Vidros São Roque, no Rio de Janeiro e a partir daí muitas outras fábricas foram criadas no Brasil, estabelecendo-se enfim a economia