Vidro temperado
1) Origem do Vidro
A arte de fabricar vidro é muito antiga, ignorando-se a forma como surgiu. Uma das histórias conhecidas sobre a descoberta do vidro relata que, há uns 5000 anos, uns mercadores fenícios teriam desembarcado nas margens do rio Belo, na Síria. Estes mercadores, para cozerem os alimentos, teriam recorrido a folhas de uma planta existente no local (a planta Kali), para fazerem uma fogueira na areia. Segundo esta lenda, a cinza destas folhas terá fornecido o carbonato de sódio, que misturado com as areias originou um líquido transparente, que quando frio, adquiriu um aspecto duro e liso, semelhante a uma pedra preciosa - o vidro.
É evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção do vidro são necessárias temperaturas muito elevadas (>2000º C), pelo que o calor produzido numa fogueira não pode concentrar temperaturas desta ordem de valores.
A arte de fabricar o vidro terá surgido na Mesopotâmia, há pelo menos quarenta séculos. A descoberta de lâminas de argila escritas em alfabeto cuneiforme, datadas de 2700 anos, nas quais se encontram registradas instruções relativas à fabricação do vidro, levaram os historiadores a pensar que estas instruções terão sido copiadas ao longo de séculos.
Os egípcios também conheciam a técnica de fabrico do vidro (1400 anos a.C.) pois existem, para além de objetos de vidro, algumas gravuras datadas dessa época, que representam o processo.
Aproximadamente um século d.C., a descoberta de uma cana de vidreiro, demonstra que esta técnica é muito antiga, permitindo a produção de materiais de vidro com as mais variadas formas.
Mais recentemente, no século 17 e 18, deu-se a industrialização da fabricação do vidro, bem como o vidro plano, tendo este entrado no mercado da construção civil e decoração de interiores. A partir de 1920, as técnicas de fabrico de vidro sofreram grande evolução, de tal forma, que atualmente, o vidro constitui a matéria prima de vários utensílios