Quimica
Neste trabalho iremos apresentar os conceitos de pilha e eletrolise, tais estas que possuem componentes altamente tóxicos e destrutivos para nosso meio ambiente. Se constituem num veneno lançado no meio ambiente diariamente por milhões de pessoas.
Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha de tipo alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece.
O perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria no lixo comum, pois há o risco dessas substâncias e metais pesados entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde.
Eletrólise
Decomposição de um composto químico devido a passagem de uma corrente elétrica. Para que a substancia química sofra eletrolise, é necessário que ela possua íons. Os íons são átomos ou conjunto de átomos que apresentam carga elétrica. Os hidróxidos de sais compostos iônicos, portanto susceptíveis de eletrolise. A eletrolise é o processo em que o composto é colocado em um recipiente de vidro, normalmente em forma de U, que possui em seu interior, dois contatos metálicos ligados a uma bateria externa.
Quando fazemos a recarga de uma bateria, a reação que ocorre é uma eletrólise:
A substância é colocada no vaso sob duas formas diferentes:
Fundida, e a eletrolise é conhecida por ígnea;
Em solução aquosa
Com a passagem da corrente elétrica os íons positivos (cátions) caminham para o cátodo (eletro negativo), e os íons negativos (ânions), para o ânodo (eletrodo positivo). Dessa forma, processa-se a decomposição do composto. Considere-se o cloreto de sódio (NaCl) em uma eletrolise ígnea. Os íons Na vão para o catodo e os Cl para o ânodo. Se a eletrolise fosse feita em meio