historia do vidro
O vidro começou a ser empregado pelo homem desde a pré-história há cerca de 75.000 anos atrás. O material empregado se constituía de um vidro natural, existente na natureza como mineral, e era empregado por uma característica que muitas vezes atribuímos como defeito que é o seu poder de corte.
O mineral empregado chama-se obsidiana e era esculpido para produzir ferramentas e armas com grande capacidade de corte. Lembre-se que o homem ainda não dominava a técnica de produzir metais naquela época
História do VidroAs obsidianas pela sua capacidade de gerar lâminas finíssimas são empregadas em ferramentas de corte de precisão, como por exemplo, nos bisturis que até recentemente eram empregados em cirurgias do globo ocular
Apesar de empregar o vidro há muito tempo o homem só começou a produzir este material em torno de 4.500 anos atrás. Há varias teorias de como tenha se iniciado. Uma delas é que seria a partir da escória da produção de metais e outra dos “vidrados” que já se empregavam em cerâmicas para que as mesmas tivessem uma superfície lisa e livre de porosidade.
Porém a história preferida dos vidreiros é que naquela época, mercadores atravessavam o deserto da região do oriente médio onde hoje se encontra o Iraque com uma carga de natrão. O natrão é um mineral constituído de carbonato de sódio, e mais para frente vamos ver que é uma das matérias-primas empregadas na elaboração de vidro. O natrão era empregado por suas características antissépticas nas mumificações.
Estes mercadores pararam para montar o acampamento durante a noite, e se viram com dificuldade de encontrar aonde apoiar a panela para cozinhar o jantar. A solução encontrada foi de empregar pedaços do natrão que transportavam, sobre a areia do deserto. A união do calor do fogo com as principais matérias-primas produtoras de vidro fez surgir um material viscoso que escorreu e ao esfriar assumiu um aspecto brilhante que encantou aos mercadores.