História resumida - coca cola
Em 8 de maio foi vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson (contador e sócio de John), que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.
No seu primeiro ano, Pemberton vendeu apenas 9 copos de Coca-Cola por dia. Já no século seguinte, a The Coca-Cola Company produzia mais de 38 bilhões de litros de xarope. Pemberton não pôde constatar o sucesso de sua criação, ele morreu em 1888. Em 1891, a Coca-Cola foi vendida por cerca de US$ 2.300 para o empresário de Atlanta Asa Griggs Candler.
Inicialmente, apenas a bebida Coca-Cola era produzida, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, em Recife (PE). Depois, foram instaladas minifábricas na capital pernambucana e em Natal (RN). Pouco a pouco, a realidade foi mudando.
Ainda em 1942, foi criada a primeira fábrica da Coca-Cola em São Cristovão, no Rio de Janeiro. Naquele ano, foi adotado o sistema de franquias, sucesso nos Estados Unidos desde o início do século. A primeira fábrica licenciada foi a de Porto Alegre.
A partir de 1962, com o surgimento de fornecedores de matérias primas, o concentrado passou a ser fabricado no Rio de Janeiro, tornando propícia a inauguração de outras unidades no