Estoque acabado
É o estoque de material ou de produto acabado para entrega.
Existem vários critérios para definição do tamanho do estoque de produto ou material acabado para a entrega.
Empresas que adotam vendas de Prontas Entregas têm estoques para determinados períodos de vendas, e os estoques de produtos acabados são produzidos e repostos à medida que as vendas são efetuadas.
Geralmente estas empresas adotam estoques para (um) mês de suas vendas, e a programação de reposição é feita mensalmente.
Estoque de consignação
São estoque normalmente de produtos acabado ou de peças de reposição de manutenção que permanecem no cliente sob a sua guarda. itens de MRO são usados na produção e manutenção da planta e podem ser itens como material de manutenção, peças de reposição e consumíveis usados no processo de produção. Estes artigos podem ser avaliado ou não avaliado e, dependendo do valor de um dos itens, nenhum inventário físico é executado.
Itens de MRO incluem óleos, lubrificantes, luvas, equipamentos de segurança e produtos de limpeza.
Demanda Independente e Demanda Dependente – Existem dois padrões básicos de consumo de um item ao longo do tempo. Esses padrões são chamados de demanda dependente e demanda independente. É importante entender a dinâmica desses padrões, já que conduzem a estratégias diferenciadas de controle de estoques.
Dizemos que a demanda de um item é independente se ela depender das condições de
Mercado, fora do controle imediato da empresa. Embora a empresa possa estimular essa demanda, através de promoções e reduções de preços, a quantidade final demandada do item ainda assim dependerá do mercado. São itens de demanda independente: - Os produtos acabados
- As peças e outros materiais para reposição
É fácil ao aluno perceber que qualquer instituição que se dedique à venda de produtos,como lojas e distribuidores, terá estoques somente itens de demanda independentes. O Consumo desses itens pode ser objeto de uma previsão da