Filosofos na grécia
“Tudo Começa na Água”
Tales de Milleto foi considerado o primeiro filosofo Grego, nasceu na cidade de Mileto, por volta de 625 a.C, atual Turquia. Não há fonte contemporânea que fale a seu respeito, segundo Aristóteles, Tales foi o primeiro a considerar a água o principio de tudo que existe no universo. Tales afirmava que a água era a substância fundamental para a origem do universo e de toda a matéria.
Tales foi um dos pré-socratas e neste período houve uma grande mudança no ponto de vista dos estudiosos. A característica comum entre esses Filósofos também chamados de Naturistas, pois eles acreditavam que a origem das coisas estava na physis palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas. A velha oposição entre Mito e Filosofia surgiu nesse momento. Os filósofos antigos procuravam transformar o Mito, conto que explicava os fatos sobrenaturais em uma explicação racional, utilizando a razão e não mais a crença em Deuses como o povo acreditava. A filosofia teve seu nascimento iniciado por Tales, matemático, astrônomo e negociante. Ele acreditava que as pessoas deveriam focar seus pensamentos para a natureza, pois nela estaria a resposta da origem do universo e de tudo que conhecemos.
Tales aparece como o iniciador do pensamento racional, ou seja, de um pensamento filosófico, baseado na razão. A busca pela Arché (origem, principio) é um dos pontos principais da filosofia pré-socrática, que seria a compreensão do que é e qual é a substancia primordial ou principio substancial das coisas e do universo. Fazendo o uso da razão e não mais por justificativa do Mito, esses filósofos acreditavam ter descoberto a Arché na natureza, pois nela estão os elementos que compõe tudo que existe no universo. Já para Tales a Arché seria a água, pois a água está em tudo que conhecemos, podendo ser encontradas em diversos estados, ela se modifica de acordo com o ambiente,