História Moderna
A invasão dos Turcos e seu domínio sobre Constantinopla significou o fim da idade media e o inicio da idade moderna. Com a perda de seu grande eixo econômico e sua rota de passagem, muitos comerciantes europeus tiveram diversos problemas para manter negociações com os países orientais, assim foram forçados a descobrirem outras maneiras que os acabou levando a novas descobertas.
Desenvolvimento
Constantinopla era o eixo econômico e político entre o ocidente e o oriente devido a sua posição estratégica, e com o domínio mulçumano o comércio entre Europa e Ásia declinou devido à dificuldade nas rotas de passagem.
Os mercadores cristãos não conseguiram passagem para a China e Índia, nem mesmo por terra ou mar, assim as nações européias iniciaram projetos com rotas comerciais alternativas, algumas delas utilizando comercio marítimo para o oeste.
Os portugueses e espanhóis aproveitaram sua posição geográfica junto ao Oceano Atlântico e à África para tentar uma rota para chegar à Índia, já Cristovão Colombo viu uma possibilidade de chegar à Ásia pelo oeste, através do Oceano que coincidentemente descobriu por acaso a America acreditando estar na Índia, e classificou os habitantes daquela terra nativa de Índios. Por fim Portugal e Espanha e outros países se tornaram no século XVI as grandes potências políticas e econômicas. Portugal e Espanha além de obter comercio marítimo a seu favor, possuíam suas colônias nas America que extraiam todas suas riquezas.
Conclusão:
A perda de seu eixo econômico causou um efeito reverso sobre a Europa, em vez de arruinar sua economia, acabou a impulsionando a vivenciar novas descobertas que trariam grandes benefícios futuramente. Essas descobertas se tornariam o começo do mundo moderno e atualmente pós moderno.
Como disse Albert Einstein "No meio de toda dificuldade encontra-se a oportunidade."
Fontes: