Descobrimentos Portugueses
CARAVELA PORTUGUESA
A caravela foi o navio que marcou os descobrimentos portugueses. Era e ágil e de navegação mais fácil, com uma tonelagem entre 50 a 160 toneladas e 1 a 3 mastros com velas latinas triangulares. A pouca capacidade de carga e tripulação eram os seus principais inconvenientes, mas que não obstaram ao seu sucesso.
ESCORBOTO
Poucos eram os navios que estavam equipados com uma pequena farmácia e ainda menos eram os que tinham a bordo um médico. Nestes casos, em que ninguém sabia como cuidar do doente, os marinheiros eram tratados de improviso muitas vezes pelo padre.Devido à fraca alimentação, os tripulantes ganhavam uma doença dentária – o escorbuto – que fazia com que as gengivas apodrecessem e os dentes caíssem.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação dos marinheiros era pouco variada e muito pobre em vitaminas, como:
- Biscoitos, Feijão, Uvas, passas, Queijo, Grão-de-bico, Cebolas, Alhos, Figos, Carnes, salgadas, Animais vivos (Galinhas, Coelhos…)Peixe seco e salgado, Vinagre, Azeite... A bordo das embarcações Portuguesas existia apenas dois tipos de bebida: a água e o vinho. A água era mais vulgar e era bebida com mais regularidade. Quando a viagem demorava muito tempo, os alimentos começavam a escassear, de modo que eram vendidos aos marinheiros que os pagassem melhor. As pessoas mais pobres viam-se obrigadas a caçar ratos e baratas para sobreviver.
MULHERES
Contribuíam para os mantimentos das viagens e faziam marmeladas, compotas, biscoitos; salgavam a carne… ficaram a tratar dos campos, dos animais, dos velhos e dos filhos mas além disso pensa-se que tenha havido também um trabalho activo na partida. Por exemplo, na confeção das velas. Mas algumas mulheres, as mais