História Little House
Docente: Roberta Alina Boeira Tiburri UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
____________________________________________________________________________
- Estilo Praire (Curiosidades): De 1889 a 1909, os primeiros 20 anos de sua carreira, Wright enfatizou materiais naturais e buscou libertar americanos de vitorianas "caixas" houses que ele via como escuro e não natural. Ele rejeitou os skylines Chicago preenchidos com finas, chaminés de fuligem e cópias ornamentadas de edifícios, assim começou a nascer o estilo praire na arquitetura. As Prairie Houses constituiram-se em uma tentativa de desenvolver um estilo norte-americano de arquitetura nativa, que não compartilhasse elementos de design e vocabulário estético com estilos anteriores de arquitetura clássica Europeia.
Funcionalmente, em substituição à rígida simetria clássica, compunha seus conjuntos atendo-se à conveniência reciproca das peças, resultando em uma forma aberta e assimétrica, Wright chamou este modo de projetar de orgânico.
Wright desenhou as casas Prairie para se misturar com a paisagem circundante, e, como resultado, muitos foram caracterizados por linhas de baixo e horizontal. Delicadamente, telhados inclinados, sótãos substituídos, muitas vezes sem nenhum porão e com salas abertas amplas criado espaço flexível.
O nome reflete a característica de sua implantação horizontal em grande área plana, situadas em áreas verdes, funcionais, com uma articulação volumétrica e uma sintaxe espacial muito própria. Geralmente com partido em cruz ou duplo “T”, envolvendo a lareira – centro de força e ponto de cruzamento dos eixos imaginários. As áreas se sucedem de acordo com sua conveniência recíproca. Apresentavam lajes com grandes balanços e telhados pouco inclinados, e longos renques de janelas em sequência.
As paredes divisórias eram reduzidas a um mínimo