História hucff
História HUCFF
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
A implantação do Hospital Universitário da UFRJ
“O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCF) é referência no tratamento de várias patologias de alta complexidade, e realizando procedimentos inéditos e estudos pioneiros em parceria com entidades nacionais e internacionais, é considerado um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão.” O hospital universitário foi um sonho por muito tempo mantido por professores e alunos da Faculdade de Medicina da UFRJ, inicialmente tinha um projeto grandioso definido por equipe chefiada pelo arquiteto Jorge Moreira, e teve a obra iniciada, em setembro de 1950, prolongando-se no ritmo incerto de recursos, até 1955, quando foi interrompida. Era almejado 1. 800 leitos, e uma imensa estrutura de 220.000 m2.
Foram diversos projetos e locais escolhidos para sediar o novo hospital e, a implantação do HUCFF se fez em um momento político muito difícil. Sob o regime ditatorial, em meio a contestações e protestos estudantis, não eram fáceis os canais de comunicação com o governo. Muitos consideravam o empreendimento fora da realidade. Felizmente no primeiro dia de março de 1978 sob o governo do Presidente Ernesto Geisel sendo o Ministro do Estado da Educação e Cultura o Senador Ney Braga e no reitorado de Luis Renato Caldas e Presidente da Comissão de Implantação o Clementino Fraga Filho foi inaugurado o Hospital Universitário.
A obra foi paralisada diversas vezes graças as mudanças de governo e problemas na liberação de recursos. Em 1970, após decidido a redução da área de funcionamento, os trabalhos recomeçaram e a unidade foi inaugurada. A previsão era de uma construção de 220.000 m², o dobro da atual que é localizado em um prédio de 110.000 m² na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, com 250 leitos em todas as especialidades médicas, o HUCFF conta