História econômica e social
UNIDADE CAMPO GRANDE
HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL
CAMPO GRANDE – MS 2012
GISELE DA CRUZ VASQUE MENDES
HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL Fichamento apresentado como parte de avaliação à disciplina de História Econômica e Social, do Curso de Geografia, na Unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Orientação: Profª. Mª. Valéria Ferreira da Silva.
CAMPO GRANDE – MS 2012
FICHAMENTO
Gisele da Cruz Vasque Mendes giselevasque.geo@gmail.com Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
“PARA SE compreender o caráter da colonização brasileira é preciso recuar no tempo para antes do seu início, e indagar das circunstâncias que a determinaram. A expansão marítima dos países da Europa, depois do séc. XV, [...] se origina de simples empresas comerciais levadas a efeito pelos navegadores daqueles países.” (PRADO JÚNIOR, 2004, p. 13).
“[...] todos os grandes acontecimentos desta era a que se convencionou com razão chamar de “descobrimentos” articulam-se num conjunto que não é senão um capítulo da história do comércio europeu.” (PRADO JÚNIOR, 2004, p. 14).
“[...] A ideia de povoar não ocorre inicialmente a nenhum. É o comércio que os interessa, e daí o relativo desprezo por estes territórios primitivos e vazios que formam a América; e inversamente o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis.” (PRADO JÚNIOR, 2004, p. 15).
“[...] Para os fins mercantis que tinham em vista, a ocupação não se podia fazer como nas simples feitorias, com um reduzido pessoal incumbido apenas do negócio, sua administração e defesa armada; era preciso ampliar estas bases, criar um povoamento capaz de abastecer e manter as feitorias que se fundassem, e organizar a produção dos gêneros que interessavam seu comércio. A ideia de povoar surge daí e só daí.” (PRADO JÚNIOR, 2004, p. 16).
“[...] Era