História dos computadores
Breve Histórico dos Computadores
As gerações
Quando se pensa na história do computador e da Internet, observa-se que, apesar de muitos equipamentos terem aparecido bem antes, eles surgiram em torno dos anos 40 do século passado e eram enormes, ocupando vários metros quadrados. Esses equipamentos passaram por uma grande evolução, que pode ser dividida em gerações. Cada geração é caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico no modo como o computador opera, resultando em equipamentos cada vez menores, mais poderosos, eficientes rápidos, e baratos.
Primeira geração (em torno de 1940-1959)
Os computadores eram lentos, enormes, ocupavam salas inteiras e tinham muitos metros de fios; Eram equipados com válvulas eletrônicas e gastavam muita energia; Sua operação era muito cara e aqueciam muito, o que era, freqüentemente, a causa de mau funcionamento; Utilizavam linguagem de máquina para executar operações, só podendo resolver um problema de cada vez; A velocidade de processamento era da ordem de milissegundos e a capacidade de memória era de 2 a 4 kbytes; A entrada de dados era feita por meio de cartões ou fita de papel perfurados; A saída de dados era feita por impressoras; Não existia sistema operacional. Os programadores eram operadores e controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso.
Exemplos: ENIAC, UNIVAC, COLOSSUS
ENIAC
Ao que consta nos históricos, O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi um dos primeiros computadores do mundo, uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a