História dos computadores - 1ª,2ª,3ª e 4ª Gerações
1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração de computadores.
R: Superaquecimento das válvulas, o que ocasionava a queima das mesmas, a programação era feita diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e levava muito tempo 2. Faça um quadro demonstrando o que diferencia os computadores da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração de computadores:
3. O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores que seus antecessores?
R: O aprimoramento dos circuitos integrados através da miniaturização, os tornando mais ágeis e menores, com maior processamento de dados.
4. Cite características que marcaram a evolução dos computadores.
R: A passagem de máquinas mecânicas para máquinas movidas a rede elétrica, a criação de máquinas mais ágeis, menores e com maior capacidade de processamento, a evolução do hardware e da programação, a criação de máquinas pessoais, evolução das gigantes válvulas da primeira geração para transistores, circuitos integrados, os microprocessadores.
5. Como você explicaria – de forma resumida – a história dos computadores?
R: A partir da criação de máquinas que realizavam grandes cálculos, como o ENIAC, a evolução destas não parou. Conforme os anos, houve diversas evoluções e aprimoramento no hardware e programação destas máquinas, que antes eram feitas através de cartões ou eram diretamente na máquina.
Como os computadores da 1ª geração que eram apenas de uso científico, tendo seus dados armazenados em cartões, sendo constituídos de válvulas eletrônicas, ficavam em grandes centros de pesquisas, ocupando muito espaço por serem enormes fisicamente, ligados por fios, a programação era feita manualmente diretamente em linguagem de máquina.
Já os de 2ª geração trouxe a revolução dos transistores, substituindo as válvulas, tornando os computadores menores os tornando mais velozes. O computador começou a ser utilizado em grandes empresas. Esse