História dos anos 70
Introdução
Eles começaram quando os Beatles acabaram, no rescaldo do fim do sonho hippie. E terminaram logo após o punk anunciar o fim do mundo como o conhecíamos. Nesse intervalo, os anos 70 trouxeram a efervescência da era da discoteca, os filmes de catástrofe, o início da hegemonia do cinema hollywoodiano para adolescentes, os primeiros passos do hip-hop e da música eletrônica, o auge e a morte do rockprogressivo, além de um vestuário que deu uma identidade toda particular para a época. Foram fatos, movimentos e estéticas que ajudaram a enterrar definitivamente as ilusões da década de 60 e a lançar as bases do que seria a vida a partir dos anos 80.
Música
Março de 1970 - Depois de muito sucesso, acaba a banda de rock Beatles.
16 de agosto de 1977 - Morre o rei do rock, Elvis Presley.
Bandas de sucesso da década de 1970:
- Internacionais: Deep Purple, Black Sabath, Rolling Stones, Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, AC/DC, Sex Pistols, The Clash, The Ramones, Bee Gees, Queen, Iron Maiden, The Police, Pink Floyd,
Músicos que fizeram sucesso:
- Brasil: Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Velos, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Vinicius de Moraes.
- Internacionais: David Bowie, Elton John, John Travolta, Donna Summer, Elvis Presley, Rod Stewart, John Lennon, Bob Marley
Moda dos Anos 70 Aposta-se na volta ao artesanal que exalta a individualidade e evidencia a rejeição à cultura de massa. Dois movimentos sociais solidificam-se e afetam a moda: a revitalização da volta á natureza e o impacto cada vez maior do movimento feminista. Há um interesse incomum pelos alimentos naturais, pela ecologia e pela paz mundial. A incerteza do início da década de 70 provocou em algumas pessoas, uma volta a um estilo de vida mais simples.
Roupas de tecidos rústicos, com batas, anáguas rodadas em estilo camponês foram