etica nicomaco
No período de 1980 e 1990, merecem ser destacadas as ocupações ao longo da Rodovia Serafim Derenzi, originando novos bairros, inclusive o da Grande Vitória, que completam a ocupação na parte insular do município, conferindo à mancha urbana um aspecto de anel em torno do Maciço Central.
O bairro Grande Vitória surgiu em janeiro de 1981, proveniente de uma invasão. Essa denominação é uma referência às constantes vitórias dos 'invasores' sobre a polícia que, ao destruir os barracos, deparavam-se com outros reconstruídos, até a desistência dos poderes públicos. Então, os moradores dessas ocupações, considerando o feito como uma grande vitória, denominaram assim a localidade. O local era um mangue que, segundo os moradores, pertencia ao juiz Copolilo. Inicialmente foram construídas várias palafitas e “pinguelas” para os moradores poderem sair de suas casas, já que não havia ruas. Em 1986, cinco anos após a invasão, toda a área foi aterrada. A história do bairro tem sua origem no assentamento da Região de São Pedro, a partir da década de 70. Inicialmente 40 famílias instalaram-se em barracos para posteriormente construírem unidades fixas – palafitas sobre o depósito de lixo. A área da Grande Vitória foi ocupada por famílias pobres migrantes, em situação de desemprego ou atraídas pelos programas de habitação popular.
No período de 1980 e 1990, merecem ser destacadas as ocupações ao longo da Rodovia Serafim Derenzi, originando novos bairros, inclusive o da Grande Vitória, que completam a ocupação na parte insular do município, conferindo à mancha urbana um aspecto de anel em torno do