História do voleibol
O nascimento do jogo
William George Morgan[->0] (1870[->1]-1942[->2]), que nasceu no Estado de Nova York[->3], entrou para a história como o inventor do jogo de voleibol[->4], para a qual ele deu originalmente o nome de "Mintonette".
Morgan realizou seus estudos de graduação da Faculdade de Springfield[->5] da ACM (Associação Cristã de Moços[->6]), onde conheceu James Naismith[->7], que, em 1891[->8], inventou o basquetebol[->9]. Após graduar-se, Morgan passou seu primeiro ano na ACM de Auburn (Maine)[->10] após o qual, durante o verão de 1895[->11], mudou-se para a ACM de Holyoke (Massachusetts)[->12], onde se tornou diretor de Educação Física[->13]. Nessa função ele teve a oportunidade de estabelecer, desenvolver e dirigir um vasto programa de exercícios e aulas de esporte para adultos do sexo masculino.
Sua liderança foi não muito bem aceita e suas classes cresceram em números pequenos. Ele veio a perceber que precisava de um certo tipo de jogo recreativo competitivo a fim de variar o seu programa. O basquetebol, um desporto que começava a se desenvolver, parecia que se adequava aos jovens mas era necessário encontrar uma alternativa menos violenta e menos intensa para os membros mais velhos.
Naquela época, desconhecida por quem não leu o texto, Morgan não sabia de nenhum jogo semelhante ao voleibol que poderia guiá-lo; ele o desenvolveu a partir de seus próprios métodos de treinamento esportivo e sua experiência prática no ginásio da ACM. Descrevendo suas primeiras experiências ele disse:
"Em busca de um jogo apropriado, o tênis me ocorreu, mas para isso são necessários raquetes , bolas, equipamentos de rede e outros e por isso foi eliminado, mas a idéia de uma rede parecia uma boa. Nós a elevamos a uma altura de cerca de 6 metros, 6 polegadas (1,98 metros) a partir do solo, logo acima da cabeça de um homem médio. Precisávamos de uma bola e entre aquelas que tentamos foi uma câmara de basquete, mas isso era muito leve e muito lenta.