História do trabalho - Sociologia
Trabalho, definição no dicionário: sm (baixo-lat tripaliu) 1 Ato ou efeito de trabalhar. 2 Exercício material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa; ocupação em alguma obra ou ministério. 3 Esforço, labutação, lida, luta. 4 Aplicação da atividade humana a qualquer exercício de caráter físico ou intelectual.
O trabalho é uma ação, uma atividade praticada por indivíduos para chegar a uma meta.
Na época do feudalismo a forma de trabalho empregada era a servil, existiam os servos que trabalhavam para os senhores feudais e participantes da camada mais alta da sociedade.
O trabalho em sua origem tinha um significado, no latim clássico, de fadiga; em grego seu significado era de pena,sofrimento, fadiga. Com Martinho Lutero, sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico, figura central da Reforma Protestante, o significado do trabalho passou de uma conotação pejorativa a uma atividade útil e positiva.
Em 1º de Maio de 1886 houve uma grande manifestação realizada por milhares de trabalhadores da época em que reivindicavam melhorias nas condições de trabalho, entre elas, queriam que a jornada de 13 horas se reduzisse para 8 horas diárias; essas manifestações geraram conflitos entre trabalhadores e policiais, resultando na morte de indivíduos de ambos os lados ( manifestantes e policiais). Desde então se instituiu o “ Dia do trabalho” em 1º de Maio.
Com relação a esta data na Brasil têm-se que: em 1º de Maio de 1940 o então presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, outra data de grande importância foi 1º de Maio de 1941 na qual se criou a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
O trabalho passou por várias mudanças com o passar dos anos, adquirindo diferentes materiais para a produção, utilizando-se máquinas para se auxiliar no trabalho, as horas gastas pelos indivíduos em seus locais de trabalho são remuneradas