História do Teatro
Escolhemos falar de dois tipos: o asiático e o africano e mesmo estes são limitados pois ambos têm inúmeras variações. Vamos falar do Teatro Japonês na Ásia e do Teatro Nigeriano na África, os quais se mostram mais os mais diferentes dos estudados até agora.
Teatro Japonês
Na altura que o teatro religioso estava a florescer na Europa, do outro lado do mundo era oferecido outro tipo de performance. No Japão o Teatro noh era aperfeiçoado formatado de forma tão minusiosa que hoje em dia ainda é representado como era há 500 anos atrás. Tornou-se tão isolado do teatro ocidental que representa uma diferente tradução teatral. Para perceber o Teatro Noh é preciso olhar para o contexto político e cultural no qual ele se desenvolveu durante o século VI a.C. A religião budista chegou ao Japão vinda da Índia e da China. Com isso vieram novas formas de escrita e linguagem e artes não nativas. No sec. VII um imperador ganhou poder sobre o Japão e dominou toda a terra. Por quatro séculos o Japão cresceu sobre a influência desse sistema mas por volta do sec. XII o Imperador já tinha perdido maior parte do seu poder. Em 1192 ele cedeu o seu lugar a um Shogun (ditador militar) embora tivesse mantido o seu estatuto de quase Deus no âmbito religioso.
O Shogunato tornou-se heriditário embora novas famílias tenham ganho posse do título de tempo em tempo. O Japão foi governado dessa maneira até 1867 quando as intervenções americanas levaram à queda do Shogunato e à volta do regime imperial.
Durante o Shogunato o Japão desenvolvou uma herança social restrita. A classe social era a do Samurai (guerreiros), tendo o Shogun como seu líder. Abaixo deles estavam outras três classes (comerciantes; artistas e artesãos; agricultores e camponeses).