história do tangram
Por Marcelo Cabral Pacheco, aluno de Informática Educativa II do curso de pós-graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). O objetivo deste jogo é utilizar as sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura. Com essas peças é possível formar inúmeras figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais 1700 figuras com as 7 peças.
A origem deste jogo é incerta, não se conhece data, ou o seu inventor, porém existem várias lendas a respeito do seu surgimento. Contaremos algumas das muitas lendas existentes . Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX.
Conta-se que certo chinês de nome Tam acidentalmente deixou cair uma peça quadrada de cerâmica que se partiu em sete pedaços. Tentando remontar esta descobriu varias outras formas.
Outra história parecida com a anterior conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, que se partiu em sete pedaços.Porém se surpreendeu, com os pedaços do espelho, que ao tentar montar o quadrado novamente verificou a possibilidade de criar várias formas distintas como pessoas, animais, figuras geométricas etc.
Uma outra história diz que um jovem chinês fora designado para uma viagem e o seu mestre lhe deu um espelho de forma quadrada, e disse-lhe. - Com este espelho registrará os acontecimentos ao longo da viagem e ao retornar me mostrará. O jovem questionou: - Mestre, como poderei mostra-lhe os acontecimentos ao longo da viagem, com este simples espelho.
No decorrer de suas palavras o espelho caiu de suas mãos, partindo em sete pedaços. E o mestre disse: - Agora, poderás construir figuras para ilustrar os acontecimentos ao longo de sua viagem. E com isso o jovem partiu para sua viagem e no decorrer desta foi ilustrando os acontecimentos que fora presenciando em figuras e com isso se formou o