História do serviço social
Aluna do 1º Semestre do curso SERVIÇO SOCIAL – UNOPAR - Itu
1) Quais eram as condições históricas no Brasil nas décadas de 1930 a 1940?
Nas décadas de 1930 a 1940 as condições brasileiras eram degradantes, as moradias eram péssimas, mulheres e crianças eram submetidas as mesmas condições de trabalho dos homens, longas jornadas e baixos salários. A expectativa de vida era baixa. Com o fim da República Velha assume o poder Getúlio Vargas. Com os movimentos grevistas que paralisavam a economia foi elaborada uma nova legislação, que contemplavam: salário mínimo, registro em carteira, férias... 2) Como era visto a questão social na época?
A questão social na época foi marcada pela expressão dos trabalhadores através dos movimentos operários.
3) Qual foi a influência da Igreja Católica quando começou as primeiras iniciativas do Serviço Social?
O serviço social era influenciado pela doutrina da igreja pautada na moral, sem teoria para sustentação. Os primeiros assistentes sociais reproduziam os interesses da classe dominante, ou seja, a Igreja aliada ao Estado. Eram utilizados os inquéritos sociais para integrar o cidadão à sociedade, para a “normalidade”. As tarefas dos primeiros assistentes sociais eram de prestar assistência material, encaminhando ao trabalho, instruir nos regulamentos da moral.
4) Qual era a visão do Serviço Social nesse momento?
Era de reintegrar o indivíduo as práticas da época. As práticas sociais desenvolvidas encobriam as reais intenções, ou seja, o controle da população. 5) Em que momento o Serviço Social brasileiro se afasta da tendência européia e passa a se aproximar da metodologia americana?
Após a 2ª guerra mundial, em que o Brasil se aliou ao governo americano, o serviço social se aproximou da metodologia utilizada nos Estados Unidos, deu-se início a sistematização do Serviço Social, em 1944 ocorre a Legitimação da profissão. O Estado inclui os Assistentes Sociais no