História do Rio Grande do Sul
1492 - COLOMBO DESCOBRE A AMÉRICA, CHEGANDO ÀS ILHAS DA AMÉRICA CENTRAL.
1500 - CABRAL CHEGA AO BRASIL, DESEMBARCANDO NAS COSTAS DA BAHIA.
1501 - CARAVELAS PORTUGUESAS, PRIMEIRO E LOGO DEPOIS AS ESPANHOLAS COMEÇAM A APARECER NAS
GAÚCHAS, MAS SEM DESEMBARQUE, PORQUE AS PRAIAS ERAM PERIGOSAS E NÃO HAVIAM PORTOS NATURAIS.
1531 - OS NAVEGANTES PORTUGUESES MARTIM AFONSO DE SOUZA E PERO LOPES, SEM DESEMBARCAR NAS PRAIAS GAÚCHAS, BATIZAM COM O NOME DE RIO GRANDE DE SÃO PEDRO A BARRA QUE VAI PERMITIR MAIS TARDE A PASSAGEM DE NAVIOS DO OCEANO ATLÂNTICO PARA A LAGOA DOS PATOS.
1626 - O PADRE JESUÍTA ROQUE GONZALEZ DE SANTA CRUZ, NASCIDO NO PARAGUAI, ATRAVESSA O RIO URUGUAI E FUNDA O POVO DE SÃO NICOLAU, ASSINALANDO OFICIALMENTE A CHEGADA DO HOMEM BRANCO AO TERRITÓRIO GAÚCHO. NA REALIDADE NÃO SE SABE QUEM FOI O PRIMEIRO BRANCO A CHEGAR AQUI, PORQUE NESSE MESMO ANO, AO VISITAR O RIO GUAÍBA (IGUAÍ) O PADRE ROQUE JÁ ENCONTROU NA REGIÃO ONDE HOJE ESTÁ PORTO ALEGRE, NAVIOS PORTUGUESES COMERCIANDO COM OS ÍNDIOS. EVIDENTEMENTE, ESSES NAVIOS TINHAM VINDO PELO MAR, FORÇANDO A BARRA DO RIO GRANDE E ATRAVESSANDO A LAGOA DOS PATOS.
1634 - O PADRE JESUÍTA CRISTOBAL DE MENDOZA ORELLANA (CRISTÓVÃO DE MENDONÇA) INTRODUZ O GADO NAS MISSÕES ORIENTAIS, O QUE VAI JUSTIFICAR MAIS TARDE O SURGIMENTO DO GAÚCHO.
1641- OS JESUÍTAS SÃO EXPULSOS DO RIO GRANDE DO SUL PELOS BANDEIRANTES DEPOIS DE FUNDAREM 18 REDUÇÕES OU POVOS. ESSAS ALDEIAS FORAM TODAS ARRASADAS E O GADO, UM POUCO FOI ESCONDIDO NA VACARIA DOS PINHAIS, OUTRO POUCO ELES LEVARAM PARA ARGENTINA NA SUA FUGA E A MAIOR PARTE SE ESPARRAMOU, VIRANDO "CHIMARRÃO", QUE QUER DIZER SELVAGEM. GRAÇAS AO PADRE CRISTÓVÃO DE MENDONÇA, ESSE GADO, QUE NÃO TINHA MARCA NEM SINAL, FICOU TAMBÉM CHAMADO "ORELHANO".
1680 - FINALMENTE PORTUGAL RESOLVE MARCAR PRESENÇA NA REGIÃO SUL PARA ENFRENTAR O EXPANSIONISMO ESPANHOL : DOM MANOLE LOBO FUNDA A COLÔNIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, QUE VAIR SER DECISIVA PARA O