História do pensamento administrativos ap1
1) Enumere as principais disfunções burocráticas que ainda são praticadas por empresas públicas e privadas nos dias de hoje.
São as seguintes as principais disfunções: hierarquia, regras, particularismo, individualismo, fluxo de informação obstruído e lento, despersonalização do relacionamento e das relações humanas, exibição de sinais de autoridade, dificuldades no atendimento ( vide os;20, 21 e 22 vol2).
2) Analise as diferenças entre as teorias de motivação desenvolvidas na escola comportamentalista.
As teorias de grupo (Lewin e Homans), as teorias voltadas para os estímulos motivacionais ( Maslow, McClelland, Herzberg) e as teorias de reforço Teoria da equidade, da expectativa.
3) Explique cada tipo de estrutura, suas vantagens e desvantagens.
São os seguintes os tipos de estruturas: funcional, divisional por produto, multidivisional, estrutura por time de produto, estrutura divisional geográfica de mercado, corporativa, matricial, estrutura em redes e sem fronteiras. As de modelos mais avançados (divisional, corporativa, matricial e em rede) são descentralizadas e focadas em negócios, mas criam conflitos entre si e sempre existe duplicidade de tarefas e alem disso são estruturas de alto custo. As mais tradicionais são burocratizadas muito hierarquizadas (funcionais) e centralizadas. ( p; 107 a 112).
4) Como Peter Drucker explicou o processo de inovação empresarial nas empresas?
A base da inovação organizacional para Peter Drucker está nas fontes básicas de oportunidades e desafios de gestão;:necessidades de mercado não atendidas, necessidades de processos desenvolvidos, mudanças demográficas, conhecimentos inovadores, mudanças na clientela e inesperado ( p: 122).
5) Explique o conceito de desenvolvimento organizacional – DO.
DO é um processo de mudança plantada na cultura e no clima da empresa com base no uso de técnicas de dinâmica de grupo como desenvolvimento de equipes, laboratório de sensibilidade e