História do linux
Sistemas
Operacionais
[pic] Alunos: Camila Sproesser Lobo
Lucio Henrique B. Faria
Tatiane Guerra de Oliveira
Prof.: Manoel Peluso de Carvalho Filho
História do LINUX
O Linux foi desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, por Linus Torvalds com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde o começo da Internet).
Como se interessava pelo Minix, um sistema do UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum, Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo do Linux como um projeto particular.
O nome Linux foi criado por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível.
No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão oficial do núcleo Linux. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, pois usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux.
Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.
Enquanto o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo, o Linux possui um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL.
Não é preciso pagar nada para usar o Linux e também não é crime fazer cópias para instala-lo em outros