História do linux
O núcleo linux foi escrito por LINUS TORVALDS do departamento de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO da UNIVERSIDADE DE HELSINKI na FINLÂNDIA, teve ajuda de programadores voluntários.
LINUS TORVALDS começou o desenvolvimento do núcleo sozinho, como um projeto particular. Teve como inspiração o MINIX, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por ANDREW STUART TANENBAUM. LINUS se limitou a criar "um MINIX melhor que o MINIX". Depois de um tempo mando a seguinte mensagem para comp.os.minix:
"Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios "device drives"?3 Você está sem um bom projeto em mãos e deseja trabalhar num S.O. que possa modificar de acordo com as suas necessidades? Acha frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso ao executar bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress etc. nele."
O nome "LINUX" curiosamente foi criado por ARI LEMMKE, administrador do site ftp.funet.fi. Antes Linus tinha-o o batizado como "FREAX". Em 5 de outubro de 1991, LINUS TORVALDS anunciou a primeira versão oficial do "LINUX". Desde então programadores o têm ajudado a fazer do "LINUX" um "sistema operacional". Era utilizado por programadores que tinham o conhecimento, sobre linhas de comando. Mas agora mudou, existe vários ambientes gráficos, aos amigáveis que uma pessoas que não tem muito conhecimento consegue usar. Hoje o "LINUX" é um sistema