História do linux
Em 1991, Linus Torvalds, um estudante do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki criava o que hoje é o maior e mais importante software livre da atualidade, o Linux, sistema operacional gratuito e acessível para ser modificado por qualquer usuário do planeta.
O que era apenas um hobbie de Linus, o Linux virou um projeto maior e passou a ser adotado com uma intensidade cada vez maior devido à possiblidade de desenvolvimento coletivo da plataforma.
Seu projeto foi terminado e lançado em setembro de 1991, tendo 10.239 linhas de código. Ele disponibilizou, então, um mês mais tarde, a versão 0.02 do software para download na Internet.
Até então, o Linux possuía apenas uma licença de uso tradicional, que só permitia a alteração do produto pelo criador ou alguém autorizado mediante contrato.
Foi apenas na versão 0.12, de fevereiro de 1992, que o Linux foi licenciado sob a GPL - General Public License com copyleft, princípio que tornava o linux finalmente um software livre, e iniciando uma jornada que fez do Linux um dos softwares livres mais famosos do mundo, se não o mais famoso. Inicialmente, apenas programadores ou o pessoal especializado utilizavam o Linux.
Porém, com as inúmeras melhorias no sistema, mais usuários passaram utilizá-lo como ferramenta de trabalho.Com o passar dos anos, a adoção do Linux por grandes empresas consolidou o desenvolvimento do sistema que hoje é um dos mais populares e conhecidos do mundo. Ele é utilizado por 70% do sistema financeiro global e é a base para a plataforma sobre a qual circula o maior tráfego de internet em grandes sites como Google e Facebook. Empresas como a IBM, Hewlett-Packard, Oracle, Google, Sun Microsystems, Red Hat, Novell e a Mandriva, entre muitas outras, adotaram o Linux como sistema operacional.
O Linux domina quase todas as categorias de computação, com a exceção do