História do amapá
1 – A CONQUISTA DAS AMÉRICAS PELOS EUROPEUS
EXPANSÃO EUROPÉIA
➢ A descoberta da América por Colombo (12/10/1492) ➢ Os acordos feitos entre Portugueses e Espanhóis: • Bula Intercoetera (1493): 100° léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde e Açoures pertenciam a Portugal. • Tratado de Tordesilhas (1494): 370° léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde e Açoures pertenceriam a Portugal.
2 – EXPLORAÇÕES ESPANHOLAS E PORTUGUESAS NO AMAPÁ
ESPANHA
➢ 1499: o espanhol Américo Vespucio navegou pelo rio Oiapoque e Litoral Amapaense. ➢ 1500: em janeiro desse ano Vicente Pinzon descobriu a foz do rio Amazonas, percorrendo o rio Oiapoque (rio que recebeu seu nome). ➢ 1545: o navegador Francisco Orellana recebeu concessões de terras pelo Rei da Espanha Carlos V, o qual foi dado o nome de Adelantado de Nueva Andaluzia (1º nome oficial do Amapá). OBS: o extremo Norte do Amapá era conhecido como Província do Tucujus.
PORTUGAL
➢ 1546: o navegador Luiz de Melo e Silva navegou pelo Litoral Amapaense, alcançando a costa da Guiana. A expedição foi massacrada pelos Índios.
3 – CAPITANIA DO CABO NORTE
Portugal e suas colônias em 1580, devido à morte do Rei D. Sebastião e pelo fato de não haver o mesmo deixado herdeiros, passaram para o domínio da Espanha, formando a União Ibérica. Essa aliança praticamente anulou o Tratado de Tordesilhas, proporcionando aos Portugueses iniciarem a conquista da Amazônia com o estabelecimento de um Posto Militar em 1616, o Forte do Presépio, que deu a origem à atual Cidade de Belém. No dia 13 de julho de 1621 houve uma nova forma de administração do Brasil. As capitanias passaram a ser administradas em 02 blocos: ➢ Estado do Brasil: com sede em Salvador e a partir de 1763, no Rio de Janeiro. ➢ Estado do Maranhão: transformou-se em estado do Grão-Pará e Maranhão, com sede alternando-se entre as cidades de São Luis e Belém. A pedido do