História de mazagão- amapá e áfrica
Professor:
Aluno:
Turma:
Mazagão foi elevado à categoria de município em 28 de novembro de 1890. Sua origem remonta à história do povoado de Mazagão Velho, fundado em 1770 para abrigar 163 famílias portuguesas vindas da África, fugindo da guerra entre cristãos e mouros. Ainda nesse mesmo ano, deu-se origem à festa de São Tiago, para reviver a batalha entre portugueses e muçulmanos. Atualmente, a sede do município é a cidade de Mazagão Novo, a 35 km da capital do Estado. A base produtiva do município é representada principalmente pela agropecuária e o extrativismo vegetal e mineral, de ouro e argila.
Habitantes em Mazagão: 14.259
Localização
Localizada no sul do Estado do Amapá (não tão ao sul). Mazagão, também conhecida como Nova Mazagão, primeiramente, foi uma aldeia indígena zona de refúgio para os famosos (ou não) mouros, um grupo de refugiados da verdadeira localidade de nome Mazagão, localizada em no norte da "Motumbolândia", no Marrocos, que, a princípio, era colonizada pelo padeiros Portugueses (sim, aqueles mesmos que disseram que descobriram o Nosso País). Sem falar nesse lado trágico histórico, Mazagão também foi camarim estúdio palco das primeiras colonizações promovidas na Amazônia, principalmente nesse parte esquecida do mapa e que, incrivelmente, apesar de não ter lógica nenhuma, era muito disputada pelos colonizadores que não tinham mais nada para fazer além de sair em suas caravelas, tentando formarescravos mais colônias pelo mundo (como se todo mundo nascesse pra viver em sociedade).
Um município no sul do Estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 13.913 habitantes e a área é de 13.131 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1,05 hab/km².
Seus limites são Pedra Branca do Amapari e Porto Grande a norte, Santana a nordeste, a foz do rio Amazonas a sudeste, Vitória do Jari a sul e Laranjal do Jaria oeste.
Uma área às margens do rio Mutuacá, moderno Estado do Amapá, foi escolhida