HISTÓRIA DE SENTO SE
O município de Sento-Sé, fica situado à margem direita da barragem do lago de Sobradinho, é também banhada pelos rios verde, jacaré e Bazoá e está localizado no baixo médio São Francisco, estando o seu território totalmente incluído no polígono das secas, altitude médio de 380 metros. Fundada em 06 de julho de 1832, tem como fronteira os municípios de Campo Formoso, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Jussara, São Gabriel, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Umburanas. Tantas cidades como divisas dão a dimensão da extensão territorial de Sento Sé, que possui 12.871 Km2 e é o 3º maior município do estado em território, segundo dados da SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.
Apresenta um clima semi - árido, com chuvas irregulares que vão de Novembro a Janeiro. Acidentes geográficos: Lago de Sobradinho, Rio Verde as serras da Gameleira, fazenda Brejo Grande, a serra das Almas e a serra da Gruna no distrito de Amaniú; a serra da Palmeira no distrito de Américo Alves; a serra do Mimoso no distrito de Minas de Mimoso; a serra do Cachorro Queimado e a serra do São Pedro no distrito de Pirí, os morros velho do Pascoal, da Dispensa do Tombador, Monte Cruzeiro e Tambor são mais importantes do município, a gruta da Pedra Branca na Fazenda do mesmo nome e as grutas do São Pedro, gruta dos Prazeres e Bananeira são as únicas existentes no município.
HISTÓRICO – O nome Sento-Sé tem sua origem de uma tribo indígena chamada Centoce. Os primeiros povoadores foram portugueses vindos de lavouras de cana-de-açúcar e edificaram engenhos. Em 1719 foi construída uma capela dedicada a São José da Barra, e em 1752 teve como seu primeiro vigário o Pe. Domingo Alves de Souza, feita a correção gramatical passa a ser chamado e escrito como o arraial de Sento-Sé. Por muitos anos imperou o coronelismo. Em 06 de julho de 1832 um decreto provincial criou o município de Sento-Sé, em 21 de novembro de 1883 foi confirmada a