Construção Civil
CAMPUS SUL TUBARÃO
DISCIPLINA CONSTRUÇÃO CIVIL II
PROFESSORA MARA GOMES
ACADÊMICAS CLARICE MENDONÇA MARQUES E KAROLINA PAES DE OLIVEIRA
REVESTIMENTO DE GESSO LISO
Desempenado ou sarrafeado, a execução desse acabamento em paredes e tetos traz agilidade e economia ao empreendimento.
Rápido e de fácil aplicação em paredes e tetos, o gesso liso pode proporcionar ao construtor algumas vantagens, desde que bem planejado e executado. Além do custo reduzido o material oferece rapidez de execução e um bom acabamento, mas para que tenha desempenho adequado e durabilidade prolongada alguns cuidados no processo de escolha e na execução devem ser observados.
Por ser altamente solúvel, o gesso deve ser aplicado em áreas internas livres de umidade. Para iniciar o processo de execução recomenda-se que o substrato - bloco de concreto ou revestimento a base de cimento – esteja concluído há no mínimo um mês. Após esse período deve-se verificar o prumo das paredes, corrigindo com argamassa eventuais falhas e vazios que possam interferir no processo de aplicação.
Esse processo de aplicação possibilita duas opções de revestimento: o desempenado e o sarrafeado.
Desempenado: aplicar com rolo de textura média uma demão de chapisco rolado na superfície inferior das lajes, depois deve-se remover as sujeiras, incrustações e materiais estranhos como pregos, arames e pedaços de aço. Após 72 horas inicia-se a preparação polvilhando gesso na água até que o pó esteja totalmente submerso, depois misturar até obter uma massa homogênea e sem grumos. O trabalho começa n teto e depois vai para as paredes deslizando de baixo para cima. Após isso deve-se regularizar a espessura da camada, aplicando a pasta com a desempenadeira no sentido horizontal. A seguir, retirar os excessos limpando o teto e a parede com régua de alumínio, em seguida, eliminar falhas e aplicar nova camada de pasta para cobrir vazios e imperfeições da superfície. Por