História de Portugal Moderno
“Comente os acontecimentos e o processo que conduziu à integração de
Portugal na monarquia dos Habsburgo e esclareça sobre as tensões que inerentes ao referido processo de integração, tendo em consideração a conjuntura internacional do período em análise”
Com a morte de D. Sebastião em 1578 na batalha de Alcácer-Quibir fica um grande vazio de sucessão, o seu sucessor o seu tio cardeal D. Henrique não podia ter descendência por ser membro do clero, assim durante o seu reinado tentou-se encontrar um sucessor que não foi encontrado atempadamente, pois este morre em
1580 sem deixar sucessão. Já antes do nascimento de D. sebastião se adivinhava esta crise, pois já este sucedeu a seu avô D. João III visto que seu pai o infante D. João único filho sobrevivente de D. João III, morreu ainda antes do nascimento do seu filho, depois, antes de D. Sebastião ter idade para subir ao trono morre o avô D. João III, ficando na regência a sua esposa D. Catarina da Áustria e depois o Cardeal D.
Henrique antes da maioridade do já esperado Rei D. sebastião.
Assim que o jovem monarca sobe ao trono com apenas 14 anos, o seu interesse pela guerra aos infiéis e o seu desinteresse pelas mulher, era mais um novo indicador de uma possível crise de sucessão, segundo relatos da época o rei tinha odio por mulheres, chegando mesmo a referir algumas fontes que este poderia ser impotente, talvez razão para partir para a guerra sem se preocupar com a sua sucessão, coisa que deveria ser sua obrigação.
Apesar dos vários avisos por parte de algumas pessoas do reino, e do próprio
Rei de Espanha o seu tio D. Filipe, o jovem monarca não hesitou em partir, partida esta que teve o pior desfecho, a morte do rei que já era o desejado antes do seu nascimento tal como a morte e o aprisionamento também de grande parte da nobreza portuguesa, fator este que levou mais tarde também a uma grande angariação de fundos para a libertação dos mesmos já