história de garibaldi
1° O núcleo surge por ato de 24 de maio de 1870. Na data o presidente, Dr. João Sertório, cria as colônias Conde D'Eu e Dona Isabel, inaugurando um novo momento no processo de colonização e economia no estado do Rio Grande do Sul. Garibaldi intitula-se, inicialmente, Colônia Conde D'Eu, denominada assim em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel.
2° Os países europeus, na época, passavam por grandes dificuldades, principalmente a Alemanha e Itália. O grande crescimento populacional nos centros urbanos ocasionado pela revolução Industrial e a falta de capacidade de absorção da mão de obra , ocasionaram uma crescente tensão social, esta agravada também pelas mudanças políticas ocorridas, que determinaram o interesse destes governos na imigração dessa massa excedente para o Brasil, que nesta época enfrentavam uma situação antagônica aos países europeus, principalmente os estados do sul que seriam o seu destino final. O contato para a vinda desses povoadores foi feito por agentes que, através de uma campanha de aliciamento, promoveram a vinda de um contingente de europeus. Também não havia necessidade de se pensar em estratagemas complexos, era apenas necessário compreender a situação do povo diante das guerras que aconteciam na Europa, para a Unificação da Alemanha, a agitação política para estabelecer a Unidade Italiana e as lutas na Áustria e Polônia, trazendo de roldão a falta de trabalho nos campos e o empobrecimento das regiões urbana e rural. A oferta brasileira vinha ao encontro das expectativas dos imigrantes europeus, pois acreditando que o quadro de miséria vivido na Europa ficaria no porto, o imigrante "encheu sua bagagem de sonhos, fechou-a com esperança e coragem e partiu, como um peregrino, em busca de um caminho que re-significasse sua vida".
3° A vida do imigrante, quando aqui chegou, era de muito trabalho e pouca diversão. A vida se resumia em reuniões nas famílias à noite e o “filo”,