História da favela Anita Garibaldi – Guarulhos – SP
O assentamento Anita Garibaldi que fica no município de Guarulhos em São Paulo tem seu começo no dia 7 de setembro de 1997 com o movimento dos trabalhadores sem teto (MTST) que tentaram invadir o local para criar moradias e condições de vida melhor para os trabalhadores sem teto. Tentativa essa frustrada pelos impostos atrasados, e resistência da policia.
Foi no dia 19 de maio de 2001 que finalmente o MTST conseguiu entrar no terreno com cerca de 350 famílias acampadas com barracas de lona.
Foi então que começou uma migração para esse acampamento que estava nascendo, essa comunidade e formada por paulistas descendentes de nordestinos que estavam em dificuldades financeira e nordestina que vieram para a capital almejando melhorias de vida para sua família. Muitos deles estava morando na rua embaixo de viadutos ou em outras favelas ou morando de aluguel nos grandes centros da capital, pela falta de empregos e oportunidades viram nesse assentamento uma oportunidade de melhoria.
Com 6 dias de ocupação veio a primeira ordem de despejo, e com o setor de infra estrutura do MTST conseguiram detectar que aquela região era alvo de grilagem feita pelo Sr Cláudio nova valente ex dono do cartório de Guarulhos que colocou em seu nome todos os documentos da área invadida.
A comunidade conta com uma vasta representação religiosa com muitas religiões.
A comunidade tenta levar cultura e conhecimento para seus jovens mesmo com todas as adversidades membros do MTST ainda presentes na comunidade sempre trabalham para o bem estar da sua população.
Hoje com aproximadamente 2,400 famílias só existe 220 casas de madeira e uma infro - estrutura de dar inveja a qualquer bairro. Contando com asilo, creche, fabricas,escola de computação isso totalmente grátis para sua população.
A presidente da associação dos moradores Eliude silva diz estar em negociação com a prefeitura e caixa econômica para