FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES CONTRIBUIÇÕES DE PRESUPOSTOS CULTURAIS
1812 palavras
8 páginas
PAULO ROBERTO DOS SANTOSFORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES
CONTRIBUIÇÕES DE PRESUPOSTOS CULTURAIS
Rio de Janeiro
2013
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES
CONTRIBUIÇÕES DE PRESUPOSTOS CULTURAIS
Rio de Janeiro
2013
PRÁXIS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES
CONTRIBUIÇÕES DE PRESUPOSTOS CULTURAIS
Autor: Prof. Ms. Paulo Roberto dos Santos
EPÍGRAFE:
A educação tem caráter permanente, não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos.
Paulo Freire (Educação e Mudança)
RESUMO:
O presente texto tem como objetivo principal buscar um debate debruçado em uma reflexão acadêmica acerca da educação popular enquanto temática e, simultaneamente, elencar estratégia de ação relevante para o trabalho e a formação profissional do(a) em educação popular, visto que ao mesmo tempo em que parece ter sido submersa do debate teórico-profissional ante o refluxo dos movimentos sociais, está presente no trabalho de campo desses profissionais, sobretudo porque esse paradigma educativo visa contribuir com o processo de conscientização e mobilização dos sujeitos sociais, conscientizando sobre os fatores formativos dos educadores populares em sua atuação.
PALAVRA–CHAVE: Educação popular, formação profissional, conscientização social, Mobilização Social.
Introdução:
A educação popular constitui-se um paradigma educativo a bordado e sistematizado por Paulo Freire, com finalidade de contribuir com o processo de conscientização e mobilização das classes menores, a partir de uma teoria baseada numa realidade, na valorização dos saberes popular e de uma base ética e política voltada para a transformação social. Ela aposta em metodologias dialógicas que estimulam a luta coletiva pela emancipação humana e geralmente estão presente no campo de atuação dos profissionais de educação que