História de Fanta
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, a fábrica alemã da Coca-Cola, que era localizada em Essen, deixou de receber devido ás ações impostas pelos nazistas o xarope que era a base utilizada para o refrigerante de cola.
Devido á essas imposições o chefe de operações Max Keith, se viu obrigado á procurar outros ingredientes para suprir as necessidades de evitar a suspensão das atividades da fábrica e do maquinário em funcionamento.
Todos estes esforços tiveram como resultado foi o surgimento de um refrigerante de fruta.
Este novo refrigerante foi criado pelo alemão e químico Schetelig, que continha a cor amarelada e levava o sabor de maçã, formulado por fibras de maçã compradas de uma fábrica que produzia Cidra.
O novo nome do produto foi escolhido através de um concurso com os funcionários da fábrica e o experiente vendedor Joe Knipp, batizou a bebida como FANTA. O nome dá-se pela palavra “fantástica” que era semelhante á muitas línguas e com som e pronúncia parecidas.
Em questão da propaganda, a Alemanha era muito persuasiva e em pouco tempo o refrigerante caiu no gosto popular.
Somente no dia 3 de maio de 1960, o conselho de diretores da The Coca-Cola Company, autorizou a criação da Companhia de Bebidas Fanta.
Naquela época havia a extensão de linha nos seguintes sabores: Laranja, Uva, Bebida com pequeno teor de álcool, Gengibre e Lima-Limão. Posteriormente, três sabores foram acrescentados á lina, que foram Cereja Preta, Club Soda e Morango. Inovações foram feitas nos últimos anos, sabores como Fanta Discovery (com laranja vermelha) e Laranja Mix (laranja com tangerina) se tornaram características muito valiosas da marca e hoje são aguardadas pelos seus fieis consumidores, fazendo com que a marca conquiste muito mercados, tornando-se valiosa para a The Coca-Cola Company.
A marca no mundo
O refrigerante está disponível em 92 sabores diferenciados e presente em 187 países, sendo a terceira marca da The Coca-Cola Company em volume